ezgif.com-gif-maker.gif
 
logo.jpg gif_cabecalho.gif
I9 Informática..jpg
picasion.com_51650377fc8aaba41ddd02d2f011f399.gif
material realeza1.jpg

Solução Auto Peças.gif

IF - Aula inaugural do Curso Técnico em Cafeicultura aconteceu nesta sexta-feira dia 19.
Por Jacqueline Dutra de Carvalho em 22/02/16 - 11h24

O Prefeito Nailton Heringer, acompanhado de sua equipe, participou, na noite da última sexta-feira, 19, da aula inaugural do primeiro curso técnico presencial oferecido pelo Instituto Federal Campus Manhuaçu: o de Cafeicultura. O evento ocorreu na sede do IF, no distrito de Realeza, onde os cerca de trinta novos alunos foram recepcionados.

 

Autoridades compõem mesa para abertura da solenidade.

 

Conforme relatou a equipe do IF, o processo de estruturação do curso técnico em Cafeicultura teve início há cerca de um ano e meio atrás, quando uma equipe, formada de professores vindos inclusive do Distrito Federal e de Goiás, se instalou em Manhuaçu, para iniciar um processo de pesquisas, de conhecimento da região e de preparo de concursos para formação do corpo docente.

 

 

Alunos e seus familiares, dentre outros convidados prestigiam evento.

 

"Montar um curso de Cafeicultura num local onde as pessoas já conhecem essa prática foi um desafio grande" - comenta a coordenadora do curso, Ana Paula Lelis. "Buscamos então trazer novidades tecnológicas, acreditamos que a grande importância da cafeicultura esteja nisso, em pensar na visão tecnológica do café. Nesse sentido, temos disciplinas que vão desde plantio de mudas, fertilização, poda, pós-colheita, qualidade e a comercialização, que também é um foco da cidade de Manhuaçu" - detalha a professora, que comenta sobre suas expectativas. "São as melhores, nós pensamos em tudo com cuidado e carinho. Tínhamos um anseio muito grande para que esses estudantes chegassem. Então hoje é uma felicidade muito grande" - conclui Lelis.

 

Aluísio de Oliveira fez questão de agradecer ao Executivo de Manhuaçu pela parceria e o apoio de sempre.

 

Para o diretor geral do campus Manhuaçu, Aluísio de Oliveira, a sensação é de dever cumprido. "Estamos há um bom tempo nessa luta, buscando entender um pouco mais da região, preparando uma equipe de professores altamente qualificada, e contando sempre com um apoio muito grande do poder Executivo de Manhuaçu. E hoje estamos brindando o município com o nosso primeiro curso técnico presencial" - alegrou-se Oliveira, que traça um perfil da primeira leva de estudantes. "Temos uma turma de 35 alunos muito heterogênea, tanto com produtores que já lidam com a cafeicultura, como também alunos que terminaram Ensino Médio agora, isso aumenta nossa responsabilidade, mas estamos animados e muito emocionados com essa turma" - externa o diretor.

 

A coordenadora Ana Paula Lelis dá detalhes de como será o curso de cafeicultura.

 

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IF Sudeste, Etiene Beirão, ressalta as potencialidades do campus Manhuaçu e faz previsões para os próximos anos. "A comunidade já espera há mais de quatro anos por um curso técnico regular presencial. A ideia de formar um campus aqui é de cinco anos atrás. E durante todo esse tempo nós estivemos nos preparando para chegar a esse ponto, e é só o começo" - afirma. "Existe um potencial muito grande aqui para a cidade e região e estamos dispostos a atuar de uma forma mais significativa. É claro que as coisas não acontecem de um dia para o outro, mas já temos projetos para ampliar o campus e, a médio prazo, acreditamos que vamos ultrapassar a marca de 3 mil alunos" - vislumbra Beirão.

 

A SEMENTE

O prefeito Nailton Heringer fez questão de relembrar os esforços necessários para que Manhuaçu não perdesse a oportunidade de receber um campus IF. "Nós estamos extremamente felizes porque sabemos da luta que foi para conseguirmos essa conquista, que há muitos anos estava à nossa disposição mas os governos anteriores não tomaram a providência de comprar um terreno para instalá-lo, e então vimos isso perdido" - recorda-se o chefe do Executivo. "E numa luta, logo ao iniciarmos nosso mandato, tivemos essa vitória, compramos um terreno de 108 mil metros quadrados, muito acima do que eles exigem, e ainda conseguimos o terreno que era do Dnit para a construção da reitoria. Queremos ver esse IF crescendo, se tornando uma mega escola, transformadora, geradora de oportunidades principalmente para os que não têm condições financeiras, e de altíssimo nível, tanto tecnológico como superior e de pós-graduação também" - diz Heringer. "Cremos que seremos cada vez mais um polo na educação" - finaliza.

 

Prefeito Nailton Heringer destaca a luta para que o município não perdesse o IF.

 

"Essa iniciativa do prefeito Nailton de providenciar o terreno para a construção do campus, a iniciativa do IF de trazer esse curso de Cafeicultura, são de vital importância para valorização dos proprietários e dos trabalhadores rurais da nossa região" - avalia o Deputado Federal, Subtenente Gonzaga, que prestigiou o evento. "Isso ficou resumido aqui hoje: estamos no país que tem a maior produção mundial de café, e a região de Manhuaçu tem uma das maiores produções de café do país. Nós ainda não tínhamos a formação específica para cafeicultura, obviamente que traduzimos isso como a esperança de fazer a produção de qualidade que ainda não conseguimos fazer, apesar do potencial que temos" - acredita Gonzaga. Quem também comenta é o Deputado Federal Padre João. "É sempre importante destacar a grande conquista para toda região de ter um IF, e essa aula inaugural é um marco. Embora já haja o esforço dos produtores e das famílias de buscar cafés de qualidade, teremos profissionais na região que vão poder dar um apoio maior, desde a produção, beneficiamento, enfim, para agregar valor ao café e trazer mais renda e qualidade de vida para o nosso povo" - finaliza.

Segundo afirma a diretoria do campus, as expectativas são grandes já para o próximo ano, mesmo diante de um cenário político e econômico nacional complicado. Ainda em 2016, conforme revelou Aluísio de Oliveira, novos concursos para contratação de técnico-administrativo devem ocorrer. Além disso, dois novos cursos técnicos estão praticamente acertados para o princípio de 2017: o de informática e de administração.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu.

 

Compartilhar:

Portalvilanova.com / Secretaria de Comunicação S
Postado em: Educação

Veja mais em...
 
Gif-para-test.gif
16142757_1702623726694879_6512629570592083712_n.jpg
ezgif.com-gif-maker (1).gif
©2009 - 2017 Portal Vilanova - Todos os direitos reservados. MarceloDSN