ezgif.com-gif-maker.gif
 
logo.jpg gif_cabecalho.gif
I9 Informática..jpg
picasion.com_51650377fc8aaba41ddd02d2f011f399.gif
material realeza1.jpg

Solução Auto Peças.gif

RELIGIÃO - Sepultado em Lajinha corpo do Padre Gercino.
Por Jacqueline Dutra de Carvalho em 09/09/13 - 10h00

Na manhã deste domingo, 8 de setembro, centenas de fiéis acompanharam a missa de exéquias de padre Gercino Basílio Toledo, de 77 anos, em sua terra natal, Lajinha. Padre Gercino, que residia atualmente em Santa Margarida, faleceu na manhã de sábado, 7 de setembro, em Manhuaçu, onde estava internado há vários dias, devido à complicações provocadas pelo diabetes.



Em Lajinha, o bispo diocesano de Caratinga, com Emanuel Messias de Oliveira, presidiu a eucaristia, que foi concelebrada por mais de vinte padres dos cleros diocesano e religioso. Ainda na noite anterior, muitos fiéis, padres e amigos, puderam despedir-se de padre Gercino, em Santa Margarida.

Padre Wagner Augusto, pároco de Lajinha e também filho da cidade, acolheu a todos, manifestando seu pesar pela perda do conterrâneo e irmão no ministério, “pessoa por quem nutria grande afeição e carinho”, como comentou.

Já dom Emanuel, em sua homilia, lembrou vários pontos marcantes da vida de padre Gercino, principalmente sua configuração pessoal ao evangelho deste domingo, que trata das renúncias em vista do Reino. O bispo disse que, ao decidir ser sacerdote, padre Gercino colocou Jesus como prioridade em sua vida. “Não perdeu nada, porque quem opta por Jesus tem tudo. Mas precisou amar a Jesus através de seus familiares, de sua cruz, de seu sofrimento, de seus bens, de toda a sua vida”, disse.



“Nós estamos aqui com dois sentimentos. Um de tristeza, de angústia, pela perda do companheiro padre Gercino. Outro de alegria, de esperança na ressurreição, de certeza da graça da eternidade, nos dada por Jesus Cristo. Nós estamos aqui para fazer nosso louvor a Deus pela vida do padre Gercino. É um louvor que nós fazemos a Deus, devolvendo-lhe a vida deste nosso querido irmão. Hoje estamos oferecendo a Deus algo muito precioso, a vida de alguém a quem amamos muito e que amou muito a nós, à Igreja e a Deus”, concluiu o bispo.

Ao fim da celebração, Lucimar Basílio Toledo, sobrinha de padre Gercino, manifestou, em nome da família, sua gratidão a Deus, pela vida e pelo ministério de padre Gercino. Agradeceu ainda aos amigos de Lajinha e de outras paróquias e também aos padres presentes, principalmente ao bispo, dom Emanuel, aos padres José Antônio e Wagner Augusto, pelo cuidado com seu tio, principalmente nos últimos tempos de enfermidade. “Só Deus pode pagar a vocês por todo o amor que vocês tiveram para com o nosso tio. O mais importante é passar por essa vida fazendo o bem. Amemos, amemos, amemos”, terminou.

Em nome dos paroquianos de Santa Margarida, Geni das Graças valorizou o ministério de padre Gercino, destacando sua alegria em servir, de modo simples e humilde, ao povo de Deus. “Resta-nos agora, agradecer a Deus a oportunidade que ele nos concedeu de viver e conviver com padre Gercino. Que lá do céu, ele esteja rezando por todos aqueles que o amavam e estão sentindo a sua falta”, disse.

Antes do rito de encomendação, a banda musical Lira Margaridense prestou sua homenagem a padre Gercino, tocando “Amigos para sempre”, num momento de forte comoção dos presentes.

Padre Gercino foi sepultado no cemitério local, no túmulo de familiares. Deixa nove irmãos, dezenas sobrinhos e saudades em milhares de amigos conquistados em toda a diocese de Caratinga ao longo de seus 77 anos de existência e 33 de ministério presbiteral.

Compartilhar:

Claudio Geraldo - Assessoria de Impresa da Diocese
Postado em: Religião

Veja mais em...
 
Gif-para-test.gif
16142757_1702623726694879_6512629570592083712_n.jpg
ezgif.com-gif-maker (1).gif
©2009 - 2017 Portal Vilanova - Todos os direitos reservados. MarceloDSN