ezgif.com-gif-maker.gif
 
logo.jpg gif_cabecalho.gif
I9 Informática..jpg
picasion.com_51650377fc8aaba41ddd02d2f011f399.gif
material realeza1.jpg

Solução Auto Peças.gif

OUTUBRO ROSA - Manhuaçu tem "DIA D" contra o Câncer de Mama.
Por Jacqueline Dutra de Carvalho em 23/10/15 - 13h53

Outubro é o mês instituído para lembrar da importância da prevenção ao câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres. Nesse sentido, o Governo de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Saúde, desde o princípio do mês, vem promovendo uma série de iniciativas e, neste dia 23, considerado o "Dia D", uma ação na Praça Cordovil Pinto Coelho coroa a campanha no município.

 

Uma volta de trenzinho pela cidade deu abertura aos trabalhos.

 

A coordenação da Atenção Primária mobilizou toda a equipe das unidades de ESF - Estratégia Saúde da Família, e no NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família, para estarem no centro da cidade ao longo do dia conscientizando, alertando e esclarecendo sobre a importância da mamografia. "Não só mulheres como os homens também precisam estar conscientes para incentivarem e alertarem outras mulheres. E hoje estamos aqui na praça com esse objetivo" - explica a coordenadora da Atenção Primária, Andréia Verli. Ela ainda lembra que a ação conta com uma série de parceiros. "Temos conosco hoje o pessoal da Avon e do Boticário, que vão maquiar as mulheres, e também estão conosco a CDL e o Núcleo do Câncer" - diz.

Panfletagens, abordagem pessoal, maquiagem, são algumas das ações que ocorrem durante esta sexta.

 

O Dia D contra o Câncer de Mama foi aberto com uma volta de trenzinho pela cidade com a equipe. "Nós enfeitamos o trenzinho e vamos sair com nossa equipe, toda uniformizada, para chamar a atenção das pessoas. O câncer da mama é o segundo tipo de câncer que mais mata mulheres. Só vamos mudar isso com prevenção, então nós queremos realmente sensibilizar as pessoas" - defende Adriana Verli. 

 

As equipes dos ESFs e NSFs da cidade foram mobilizadas para a campanha.

 

Fazer o exame da mamografia, conforme explicou a coordenadora da Atenção Primária, é simples. Basta que a mulher seja assistida pelo ESF próximo da sua casa. Ela deve procurar a equipe de enfermagem para marcar uma avaliação e, em seguida, ser atendida. "É direito de toda mulher após os 40 anos de idade, e ela tem que repetir todos os anos" - conclui.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

 

Compartilhar:

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu.
Postado em: Saúde

Veja mais em...
 
Gif-para-test.gif
16142757_1702623726694879_6512629570592083712_n.jpg
ezgif.com-gif-maker (1).gif
©2009 - 2017 Portal Vilanova - Todos os direitos reservados. MarceloDSN