ezgif.com-gif-maker.gif
 
logo.jpg gif_cabecalho.gif
I9 Informática..jpg
picasion.com_51650377fc8aaba41ddd02d2f011f399.gif
material realeza1.jpg

Solução Auto Peças.gif

VILANOVA - Escola Municipal de Vilanova e EMEI Maria Santana realizam ação de combate ao Aedes Aegypti.
Por Jacqueline Dutra de Carvalho em 02/04/16 - 14h26

 

O Governo de Manhuaçu, por meio da Coordenação de Vigilância Ambiental, mobiliza neste fim de semana o Distrito de Vilanova contra a proliferação do mosquito Aedes.

 

 

Atores dos mais diversos segmentos sociais estarão juntos em uma série de ações com o objetivo de despertar a população para a necessidade de conter a epidemia do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

 

Alunos e profissionais do EMEI Maria Santana embuídos em concientizar a todos da comunidade.

 

A primeira ação aconteceu na manhã desta sexta-feira, 01, e contou com a participação de agentes de saúde, além de estudantes e professores da Escola Municipal e do EMEI Maria Santana do distrito.

 

Com muita disposição e um discurso afiado, os adolescentes bateram de porta em porta e distribuíram panfletos e sacos de lixo para os moradores.

 

Os alunos realizaram percorreram várias ruas do distrito promovendo cidadania a favor da saúde.

 

A cada visita, uma lição de cidadania, de quem tem compromisso com o futuro do país, mas já exerce a cidadania no presente. “A sensação de estar fazendo o bem para minha comunidade não tem preço. Infelizmente nosso país enfrenta sérios problemas por causa desse mosquito, e é dever de todo mundo combatê-lo” – lembrou Nalbert Júnior, estudante.

 

Estudantes da Escola Municipal de Vilanova e EMEI Maria Santana saíram às ruas para mobilizar a comunidade.

 

O professor Douglas José Fernandes acompanhou a turma durante a mobilização. Ele acredita no potencial de transformação que toda a criança e adolescente tem. “Não basta mais a gente ficar fazendo campanha em sala de aula. Precisamos arregaçar as mangas e sair dos limites da escola para despertar na população o propósito de combater o Aedes. Fazemos isso com o auxílio dos nossos alunos, porque sabemos que eles propagam essa ideia em suas casas, para seus vizinhos e por onde mais tiverem oportunidade” – afirmou o professor.

 

De porta em porta os alunos foram conscientizando os moradores.

 

Uma das residências visitadas foi a de Luís Isidoro da Silva. Morador de Vilanova há muitos anos, ele sabe o que tem que ser feito para colaborar. “Eu gosto da minha casa enfeitada, com meu jardim sempre florido. Mas para isso, estou sempre atento aos vasos das flores e até às plantas que podem acumular água, para não deixar surgir foco do mosquito na minha casa. Ainda bem que meus vizinhos fazem o mesmo” – contou orgulhoso. Disse ainda que aprova a iniciativa da escola. “Achei um belo gesto dos estudantes e espero que os moradores de Vilanova os recebam como eu, de braços abertos e dispostos a ouvir as orientações que eles trazem para nós” – concluiu Isidoro.

 

Elaine de Carvalho

Diretora da Escola Municipal de Vilanova.

 

Toda a mobilização foi acompanhada por agentes de saúde do distrito. Elizeth de Fátima é uma delas. “É comum alguém da nossa equipe visitar a escola para ministrar palestras ou mesmo levar orientações a cerca do combate ao mosquito Aedes Aegypti. No dia de hoje é possível afirmar que nosso trabalho não foi em vão. É com muita satisfação que recebemos o reforço deles nesse processo de conscientização da população de Vilanova” – destacou a agente.

 

A PROGRAMAÇÃO CONTINUA

Na manhã desta sábado, 02, a partir de 8h, haverá apresentação de teatro para as crianças, passeatas e outras mobilizações que a coordenadoria de Vigilância Ambiental, em parceria com a comunidade está preparando. A população também vai ser incentivada a recolher materiais recicláveis, que acumulem água ou não, para fazer a troca voluntária no projeto Conta Cidadã, da Energisa, que vai estar presente com um estande em Vilanova. Em troca, a empresa dará descontos na conta de luz.

 

Posto de coleta e troca.

 

A situação da epidemia do Aedes no município neste ano de 2016, segundo dados da Vigilância, ainda é preocupante. Até o momento são 1.384 casos notificados, sendo 572 positivos, 420 negativos e outros que ainda estão sendo investigados. O Geicaedes - Grupo Executivo para Intensificação do Combate ao Aedes Aegypti, criado após decreto de emergência do Prefeito Nailton Heringer, continua atuando ao lado de parceiros, no intuito de combater e mobilizar para assim conter essa epidemia no município.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

 

Compartilhar:

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu.
Postado em: Saúde

Veja mais em...
 
Gif-para-test.gif
16142757_1702623726694879_6512629570592083712_n.jpg
ezgif.com-gif-maker (1).gif
©2009 - 2017 Portal Vilanova - Todos os direitos reservados. MarceloDSN